O primeiro processo de autotrofia a ser conhecido foi a fotossíntese. Nas plantas superiores as folhas são os órgãos fotossintéticos mais importantes. Em termos globais a fotossíntesse pode ser traduzida da seguinte forma:
A água e o dióxido de carbono são captados do meio e a luz é absorvida pelas clorofilas. O oxigénio e as substâncias orgânicas sintetizadas têm uma importância fundamental não só na manutenção e desenvolvimento dos produtores mas também nos restantes componentes dos ecossistemas.
Experiência:
Como extrair CLOROFILA de uma folha:
Material:
1 frasco de vidro transparente;
álcool;
10 folhinhas verdes (de preferência colhidas há pouco tempo).
Modo de fazer:
1º- coloca as folhas no frasco e cobre-as com o álcool;
2º- tapa e deixa ficar durante algum tempo.
3º- vais perceber que o álcool fica verde, deste modo separas-te a clorofila das folhas.
O que é a CLOROFILA?
É um pigmento que existe nas células das plantas e que é responsável pela cor verde nos vegetais.
A clorofila extrai a energia da luz do sol e transforma-a em energia química - é a fotossíntese.
Experiência de Engelmenn:
A experiência de Engelmann, em 1882, permitiu estabelecer relações entre as radiações do espectro de absorção e a eficiência da fotossíntese.
Assim, Engelmann observou que as bactérias utilizadas se aglomeravam mais densamente junto das zonas do filamento de espirogira que recebiam radiações correspondentes às faixas vermelho-alaranjadas, bem como junto das faixas azul-violeta. Essa distribuição evidencia que nessas zonas há maior libertação de oxigénio. Sendo o oxigénio um dos produtos da fotossíntese, a sua libertação em maior ou em menos quantidade revela a maior ou a menor intensidade fotossintética.
Pode assim ser estabelecida uma relação entre a intensidade da fotossíntese e o tipo de radiações absorvidas pelos pigmentos fotossintéticos.
Investigações posteriores vieram apoiar as conclusões de Engelmann, permitindo estabelecer com mais rigor uma correlação entre o espectro de absorção dos pigmentos fotossintéticos a o espectro de acção da fotossíntese.
Experiência de Engelmaann
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário