sábado, 28 de fevereiro de 2009

A base celular da vida


Alguns seres vivos são constituídos por uma só célula - seres unicelulares - outros são multicelulares, ou seja, são seres pluricelulares, podendo apresentar milhares de milhões de células.

Célula - unidade de estrutura e de função:

Em 1838, o botânico alemão Matthias Schleiden propôs que todas as plantas são constituídas por células. No ano seguinte, Theodor Schwann, um zoólogo alemão, estendeu esta generalização aos animais.
Estes investigadores propuseram as primeiras bases da teoria celular: todos os seres vivos são constituídos por células e a célula é a unidade da vida.
Em 1855, o médico e biólogo alemão Rudolf Virchow, ampliou o significado da teoria celular.
Na actualidade, a teoria celular assenta nas seguintes generalizações:

  • A célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos, ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células onde ocorrem os processos vitais;
  • Todas as células provêm de células preexistentes;
  • A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Organização celular:

No decurso do tempo houve a evolução de duas grandes categorias de células: células procarióticas e células eucarióticas.

As células procarióticas, representadas pelas bactérias, são estruturalmente mais simples do que as células eucarióticas. Não possuem núcleo, o DNA constitui o nucleóide e não têm invólucro nuclear. Exteriormente á membrana plasmática a maioria das células procarióticas tem uma complexa parede celular e ajuda a manter a sua forma.

As células procarióticas são constituídas por:

  • Parede celular: parede rígida que envolve as células vegetais e bacterianas conferindo protecção e suporte.
  • Membrana celular: também chamada membrana plasmática é uma estrutura fina e dinâmica que regula o fluxo de materiais entre a célula e o meio. E visível no microscópio óptico.
  • Nucleóide: material genético;
  • Citoplasma: apresenta uma massa semifluida, aparentemente homogénea designada citosol, no seio do qual se encontram várias estruturas. É limitado pela membrana celular e tem o aspecto de uma massa semifluida.
  • Ribossomas: pequena estrutura constituída por duas porções, por vezes associadas ao retículo endoplasmático. São fundamentais para a síntese de proteínas.

As células eucarióticas são fundamentalmente semelhantes entre si e profundamente diferentes das células procarióticas. Além da presença de um núcleo nas células eucarióticas, outra diferença óbvia é a variedade de estruturas que apresentam no citoplasma. Estas estruturas, juntamente com o núcleo, constituem os organelos e cada tipo destes componentes tem uma função específica na célula. A maior parte dos organelos são componentes funcionais rodeados de membranas, designando-se por organelos membranares.

Há organelos membranares presentes na célula animal que existem também nas células das plantas, mas há também estruturas que permitem distinguir estas duas categorias de células. Por exemplo, uma célula de uma planta tem parede celular, a qual protege a célula e ajuda a manter a sua forma. Um organelo encontrado em células de plantas e que está ausente nas células animais é o cloroplasto, onde ocorre a fotossíntese. Nas células de uma planta existe em regra um vacúolo grande central ou vácuolos mais pequenos.

As células eucarióticas são constituídas por:

  1. Células vegetais que são constituídas por:
  • Parede celular: parede rígida que envolve as células vegetais e bacterianas conferindo protecção e suporte.
  • Membrana celular: também chamada membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema - estrutura fina e dinâmica que regula o fluxo de materiais entre a célula e o meio. É visível no microscópio óptico.
  • Núcleo: rodeado por citoplasma e delimitado pelo invólucro nuclear. Este possui poros, que permitem a comunicação entre o núcleo e o citoplasma. No interior do núcleo há um líquido, o nucleoplasma, com cromatina. Por vezes no interior do núcleo observa-se o nucléolo, constituído por proteínas e ácidos nucleicos. Contém o material genético.
  • Mitocôndias: organelos que possuem 2 membranas, uma externa e outra interna. As mitocondrias estão envolvidas em processos de obstenção de energia por parte da célula e na respiração aeróbica.
  • Cloroplastos: organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese.
  • Vacúolo central: organelos de tamanho variável, rodeado por uma membrana. Os vacúolos armazenam água com substâncias dissolvidas como gases, pigmentos, açucares, proteínas...
  • Citoplasma: apresenta uma massa semifluida, aparentemente homogénea, designada citosol, no seio da qual se encontram várias estruturas. É limitado pela membrana celular e tem o aspecto de uma massa semifluida.
  • Ribossomas: estruturas onde se efectua a síntese de proteínas de acordo com as instruções do material genético. É uma pequena estrutura constituída por 2 porções, por vezes associadas ao retículo endoplasmático, são fundamentais para a síntese de proteínas.
  • Retículo endoplasmático: sistema de séculos, vesículos e canalículos, envolvidos na síntese de proteínas, lípidos e hormonas. Também intervir no transporte de proteínas e outras substâncias, Está próximo do núcleo.
  • Complexo de goldi: conjunto de cisternas achatadas e de vesículas que intervém em fenómenos de secrecção. Intervém na transformação de proteínas e lípidos.

Sem comentários: