sábado, 14 de fevereiro de 2009

A Biosfera

A Biosfera é um sistema fechado e corresponde á camada superficial terrestre e capaz de suportar a vida terrestre e aquática.
Á escala do globo terrestre a zona onde existe vida corresponde a uma fina película que se estende aproximadamente desde cerca de 9000 metros acima do nível do mar até cerca de 11000 metros abaixo desse nível.
Diversidade Biológica:
Os diversos sistemas naturais que abundam à superfície da Terra diferem no clima, solo, vegetação, vida animal e muitas outras características.
A biodiversidade ou diversidade biológica destes sistemas é entendida como a multiplicidade dos seres vivos presentes na biosfera e pode exprimir-se em diferentes níveis de integração:
  • Diversidade ecológica- variabilidade de interacções dentro de um ecossistema e entre ecossistemas.
  • Diversidade de espécies- variabilidade entre espécies encontradas em diferentes habitats do planeta.
  • Diversidade genética- variabilidade dentro e entre populações pertencentes á mesma espécie.

A diversidade de espécies de uma comunidade abrange duas componentes: uma é a riqueza em espécies, ou seja, o número total de diferentes espécies da comunidade, e outra é a abundância relativa das diferentes espécies, que diz respeito ao número de indivíduos de cada espécie. Pode considerar-se que a espécie corresponde a um conjunto de indivíduos que podem cruzar-se entre si originando descendentes férteis.

Organização biológica:

As cadeias alimentares traduzem sequências de seres vivos através das quais o alimento passa. Nas cadeias alimentares os alimentos seguem através de diferentes níveis tróficos, sendo cada nível tróficoum conjunto de organismos que utilizam a mesma fonte de energia. Estas tranferências envolvem perdas significativas. Em cada um dos diferentes níveis tróficos há menos energia do que no que o procede.

cadeia alimentar aquática

cadeia alimentar terrestre





~

Sem comentários: