quinta-feira, 30 de abril de 2009

O transporte nas plantas

Existem plantas que podem atingir cem metros de altura. As suas folhas, órgãos de excelência para a fotossíntese, localizam-se a grandes distâncias do solo, local de onde são captados a água e os sais minerais indespenáveis à realização dessa função primordial para os organismos vivos.

Ao nível da estrutura, podem considerar-se dois grandes grupos de plantas: Plantas vasculares e plantas não vasculares.

As plantas não vasculares , como, por exemplo, os musgos, são pouco diferenciadas e, em regra, não apresentam tecidos condutores, isto é, tecidos especializados no transporte de materiais. Vivem geralmente em zonas húmidas, o movimento da água efectua-se por osmose e as substâncias dissolvidas movimentam-se por difusão de célula a célula.

Nas plantas vasculares, como os fetos e as plantas com semente, existem complexos sistemas de condução de água e de solutos.
O movimento de soluto orgânico e de soluto inorgânicos no interior da planta através de tecidos condutores designa-se por translocação de soluto.



Transporte nas plantas...


Xilema: a água e os solutos minerais dissolvidos, essencialmente obtidos do solo pelo sistema radicular da planta, formam a seiva bruta, solução que deverá ser distribuída a todas as células fotossínteticas, maioritariamente localizadas nas folhas. O tecido transportador especializado na condução de seiva bruta designa-se por xilema. O xilema é um tecido complexo, na medida em que é constituído por diferente tipos de células. Os elementos de vasos e os traqueídos são células mortas que funcionam como verdadeiros tubos de transporte da seiva bruta.

Floema: as substâncias orgânicas produzidas nos órgãos fotossintéticos são mobilizadas para todas as células da planta numa solução conhecida por seiva elaborada. Este fornecimento nutritivo é realizado através do floema, o tecido de transporte especializado na condução da seiva elaborada. O floema é, também, um tecido complexo. Os tubos ou vasos crivosos e as células de companhia são células vivas através das quais ocorre fluxo de seiva elaborada.


Transporte no xilema:
É na solução do solo que se encontra a maior parte da água e dos iões de que a planta necessita. A eficácia do sistema radicular é, assim, de vital importância para a sua sobrevivência. A epiderme das raízes, em regra bastante ramificadas, apresenta prolongamentos denominados pêlos radiculares. Estas extensões da epiderme multiplicam a área de contacto com o solo e, consequentemente, a capacidade de absorção da raiz.