sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Continuação Sismologia

Ondas de volume- Consideremos as caracteristicas fundamentais de cada tipo de ondas sísmicas designadas por ondas internas.
  • Ondas longitudinais - ondas P (primárias): as partículas constituintes do material rochoso vibram na mesma direcção de propagação daonda. Este tipo de onda elástica é tambem designado por onda de compressão, uma vez que a sua passagem através de um dado meio rochoso é assinalada por sucessivas compressões e distensões. As ondas longitudinais possuem velocidade elevada e, como tal, são as primeiras a chegar a qualquer ponto da superfície do globo, sendo, por isso, também designadas por ondas primárias.

  • Ondas transversais - ondas S (secundárias): as partículas do meio rochoso vibram perpendicularmente à direcção de propagação da onda. Estas ondas apresentam uma velocidade inferior à das ondas P, pelo que surgem em segundo lugar e daí serem também designadas por ondas S. As ondas S, durante o seu trajecto, introduzem deformações e distorções na geometria dos elementos do meio onde se propagam.

Ondas superficiais- Quando as ondas de volume interagem com a superfície terrestre forma-se um segundo tipo de ondas sísmicas, designadas por ondas superficiais ou longas. Estas ondas possuem velocidades inferiores às apresntadas pelas ondas P e ondas S e propagam-se à superfície ou próximo dela, pelo que são as responsáveis pelos deslocamentos mais pronunciados das partículas do solo e, deste modo, são as que causam maior destruição. Consideram-se dois tipos de ondas superficiais, as ondas de Love e as ondas de Rayleigh.

  • Ondas de Love- o deslocamento das partículas é perpendicular à direcção de propagação e paralelo à superfície. Estas são responsáveis pela maioria das destruições. Resultam da interferencia das ondas S e P.

  • Ondas de Rayleigh- a trajectória das partículas tem uma forma elíptica e move-se em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Os movimentos do solo provocados pelas ondas sísmicas podem ser registados por aparelhos especializados, chamados sismógrafos, e o registo obtido denomina-se sismograma.

Sem comentários: