sábado, 10 de janeiro de 2009

Sismologia

A costa terrestre é formada por enormes placas flutuantes (cerca de 20).
Estas placas encontram-se a flutuar numa espécie de massa pastosa muito densa e quente. Os movimentos dessas placas, embora pequenos, podem causar enormes pressões por bixo e nos bordos das placas. Qundo a pressão é demasiado intensa, as placas cedem com um solavanco.
Este abalo alivia a tensão, mas envia indas de choque emtodas as direcções.
Quando as ondas chegam á superfície, sentem-se sob a forma de sismos/terramotos.

Sismos- São movimentos vibratórios que ocorrem na superfície terrestre originados por uma libertação brusca de energia.

Sismologia- Ocupa-se do estudo dos fenómenos relacionados com a ocorrência de sismos.

Macrossismo- sismo de maior intensidade que tem origem numa rotura tectónica ou erupção vulcânica.

Microssismo- sismo de menos intensidade que resultam do movimento do solo quer de origem natural (agitação do mar, vento...) quer artificial (trânsito, actividade industrial...).
Teoria do ressalto do elástico:
O mecanismo pela ocorrência de sismos tectónicos manteve-se desconhecido durante muitos anos. Em 1911 o geólogo Henry Fielding Reid, após ter estudado o sismo que em 1906 desvastou a cidade de São Francisco, propôs a Teoria do ressalto do elastico. De acordo com a teoria de Reid, as forças tectónicas criam estados de tensão que vão deformando lentamente as rochas. À medida que os movimentos das placas tectónicas decorrem as tensões continuam a ser acumuladas e a deformação acentua-se durante décadas, séculos ou até mesmo milénios. No decurso deste processo as rochas atingem o limite máximo de acumulação de energia, pelo que num dado ponto a resistência das rochas à tensão é excedida, ocurrendo uma falha, ou seja, uma rotura acompanhada por um movimento relativo entre dois blocos.

Sem comentários: