terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vulcanologia

O vulcão é uma abertura, em terra ou no mar, por onde extravasa uma massa incandescente chamada magma. Essa abertura comunica-se com uma câmara subterrânea profunda, onde o magma fica armazenado.O nome vulcão é derivado de Vulcano – Deus do fogo, da mitologia greco – romana. Mais ou menos entre 35 e 2.900 quilómetros abaixo da superfície por onde caminhamos, fica uma região conhecida como manto. Embora não esteja em estado de fusão, o manto tem uma temperatura altíssima – por volta de 1.500ºC – e encontra-se sob intensa pressão, graças ao peso da matéria rochosa que há sobre ele. Quando uma parte desse magma encontra saída para a superfície da terra, explode numa nuvem de cinzas, fragmentos de rocha e derrames de lava que, juntos, constituem a erupção vulcânica.
Actividades Vulcânicas

Quando pensamos em vulcões, em geral imaginamos belas montanhas, como o monte Fuji, no Japão; o Etna, na Sicília ou o Vesúvio ao sul de Nápoles (os dois últimos na Itália). Na verdade os vulcões podem ser qualquer abertura no chão por onde o magma atinge a superfície terrestre.
Alguns vulcões são largos, com encostas de pouca inclinação e mais de 60% deles estão no fundo do mar. Ao todo, existem cerca de 1500 vulcões actualmente, 627 dos quais estiveram activos nos últimos 10.000 anos. Num ano, temos em media sessenta erupções vulcânicas na Terra.
Os pontos da superfície por onde magma pode escapar são brechas nas placas tectónicas (“tectónicas” vem da palavra “construção” em grego). As placas tectónicas cobrem toda a superfície da Terra e ajustam-se umas às outras mais ou menos como paralelepípedos irregulares. As maiores actividades geológicas – os vulcões e os terramotos – em geral acontecem quando essas placas colidem, separam-se ou raspam umas nas outras.

Existem três tipos de vulcões:

1. O mais comum é o que ocorre nos limites de placas tectónicas adjacentes. Quando as placas se distanciam (a superfície de Terra está em constante movimento, muito vagaroso na escala de tempo dos homens, mas bem rápido em tempos geológicos), forma-se uma cadeia de vulcões.

2. Onde duas ou mais placas colidem, uma delas afunda sob a outras, fundindo-se. Isso permite a ascensão do magma através nos limites das duas placas.

3. O terceiro tipo de vulcão é o que ocorre acima das chamadas áreas de tensão. Essas áreas ficam próximas dos centros de actividade do manto, onde se produzem grandes quantidades de magma. Esse magma sobe até a superfície, atravessando a placa tectónica e formando um vulcão.
Material produzido pelas actividades vulcânicas

Os produtos formados pelas actividades vulcânicas podem ser divididos em quatros grupos:

a) Lava: massa de magma que atinge a superfície terrestre.

b)Materiais piroclásticos: fragmentos de rocha derivado directamente do magma ou que já existiam na cratera ou no interior do vulcão, formados em erupções anteriores.

c) Gases vulcânicos (exalações): emanações gasosas que ocorrem durante as erupções, mas que podem continuarem por longo tempo após a extinção das actividades vulcânicas.

d) Géisers: fontes que expelem água a altas temperaturas e com grande regularidade. O jacto de água dá-se em sentido vertical e o intervalo varia desde alguns segundos até muitas semanas. A temperatura da água varia, sendo ás vezes inferior á do seu ponto de ebulição, podendo, excepcionalmente, atingir 138 ºC. Neste caso, o jacto é de super aquecido. Os géisers ocorrem nas regiões de vulcanismo moderno, sendo assim considerados actividades finais do vulcanismo.

Como se formam os sismos vulcânicos

O magma sobe no interior do vulcão até á superfície e juntamente com os gases quebra as rochas podendo provocar um sismo vulcânico.

Os tremores de terra vulcânicos podem ter aspectos positivos e negativos:

  • Podem ser precursores que servem de alerta antes de ocorrer uma erupção, contribuindo para a redução da perda de vidas e estragos.
  • Podem causar estragos em edifícios e infra-estruturas e até causar perdas de vidas humanas.

Sem comentários: